2ª Via de boleto (16) 3761-8600

Como construir uma vida mais saudável?


Como construir uma vida mais saudável?

Cuidados simples na rotina podem fazer toda a diferença

No último domingo, 7 de abril, foi Dia Mundial da Saúde, uma data criada com a finalidade de conscientizar a população sobre aspectos da saúde. O dia foi escolhido baseado num importante acontecimento: a criação da OMS (Organização Mundial da Saúde).

Aproveitamos o tema para falar sobre a sua saúde. E como uma rotina simples de cuidados e hábitos saudáveis pode prevenir doenças, aumentar a expectativa de vida e melhorar muito o equilíbrio e o bem-estar.

A correria do dia a dia muitas vezes nos leva a ser cada vez mais práticos e anos cuidar cada vez menos. Comemos o que dá tempo, dormimos pouco e estamos cansados demais para nos exercitar, passear com o cachorro, brincar com as crianças, jogar conversa fora ou praticar um hobby. Estamos cada vez mais acelerados, estressados, sobrecarregados. Muitas vezes as saúdes física, emocional e familiar ficam de lado.

Sabia que as doenças crônicas não transmissíveis – como diabetes, câncer e doenças cardiovasculares – são responsáveis por mais de 70% de todas as mortes no mundo? E o aumento da ocorrência dessas doenças tem sido impulsionado por cinco fatores de risco: o uso do tabaco, a inatividade física, o uso nocivo do álcool, as dietas pouco saudáveis e a poluição do ar.

Esses fatores também agravam problemas de saúde mental, que podem se originar desde cedo. Portanto, incluir alguns hábitos e cuidados simples na rotina podem fazer toda a diferença.

• Alimente-se bem.
Para começar, troque os alimentos industrializados e ricos em gorduras saturadas, sódio e açúcares – gatilho para doenças como infarto, derrames, hipertensão, obesidade, diabetes e até câncer – por produtos naturais (legumes, folhas, frutas, peixes, nozes, castanhas, avelãs, amêndoas e pistache), entre outros.

• Pratique atividade física
Dê adeus ao sedentarismo. Ele não é um bom amigo e longe dele você evita doenças como obesidade, hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão, além de ter mais disposição e energia. Isso não exige que você frequente uma academia, fazer caminhadas já é suficiente, por exemplo.

Seu cérebro também irá se beneficiar. Um estudo norte-americano publicado no jornal da Sociedade de Neurociência de Universidade de Yale, EUA, Neuroscience, mostrou que durante os exercícios o corpo produz uma substância que estimula o nascimento de novos neurônios, o que melhora nossas atividades cognitivas, em especial a memória.

Elimine o cigarro
O tabaco é responsável por diversos tipos de doenças. Estima-se que cerca de 200 mil mortes por ano, no Brasil, são decorrentes do tabagismo.

Estudos confirmam que tanto o fumante ativo, quanto o passivo (quem inala a fumaça) são prejudicados, uma vez que a fumaça do cigarro dos outros é uma das principais culpadas pelos casos de sinusite, de acordo com um estudo da Universidade de Brock, no Canadá.

Os pesquisadores afirmam que o fumo passivo pode estar por trás de 40% dos casos de sinusite crônica nos Estados Unidos. Nesse contexto, se você ainda não conseguiu abandonar esse vício, evite fumar em casa, próximo de crianças e familiares.

• Reserve tempo para o lazer e para estar com quem ama.
Imponha limites ao trabalho, às tarefas domésticas, aos compromissos e aos eletrônicos. Dedique tempo de qualidade a quem você ama, compartilhando momentos de diálogo, cooperação e integração. Também dedique tempo aos seus hobbies, passeios, viagens e tudo mais que te faz bem. Você libera estresse e ganha prazer!

• Ame-se. Cuide de você.
O amor que devotamos a nós mesmos nos faz enxergar qualidades pessoais, valores e referenciais que são essenciais para o equilíbrio emocional e bem-estar individual. Por isso, é importante adotar uma postura de cuidado com o corpo e com as emoções.

Mantenha hábitos saudáveis, faça check-ups regularmente, tenha um olhar positivo sobre você e quem você é, e faça mais o que te faz bem e feliz.




Home
Notícias